Em parceria com a ABRH-RJ, a ENS promoveu, no dia 10 de março, no auditório de sua Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a palestra “Business Partner: Relevância e Papel Estratégico”. Conduzido por Anna Cherubina Scofano, coordenadora acadêmica de cursos de pós-graduação e MBAs da ENS, o evento enfocou os principais aspectos da profissão, assim como desafios e perspectivas do profissional de RH como Business Partner quanto à sua atuação no negócio e sobre o seu referencial estratégico na empresa.
Anna Cherubina falou sobre as competências específicas e emergentes para atuação junto às áreas, e na empresa como um todo, citando a expectativa das organizações quanto ao papel do BP. A palestrante abordou os laços de estímulos e parceria que devem ser trabalhados pelo BP junto aos líderes, assim como o exercício da própria liderança.
Cherubina também explicou a diferença entre o Consultor Interno de RH e o Business Partner, detalhando as respectivas qualificações e funções dentro das companhias. Segundo ela, o BP deve ter formação em Gestão Empresarial e Negócios, além de uma visão sistêmica e estratégica das áreas, do negócio e do mercado. Diferente do consultor, esse profissional deve atuar com uma maior complexidade dos desafios e por isso precisa de uma capacidade de articulação e interação estratégica. Outros pontos relevantes para este profissional são a resiliência, empatia e liderança.
O evento foi a primeira atividade da parceria firmada recentemente entre as instituições, que prevê a concessão de bolsas de 20% sobre o valor da mensalidade em cursos de ensino superior para colaboradores e associados da ABRH-RJ. Para programas de ensino superior relacionados a RH e Gestão de Pessoas, o desconto é de 30%. A ABRH-RJ, por sua vez, oferece valor diferenciado para professores da ENS que quiserem se associar e, no mesmo caso, gratuidade a alunos da Escola que estiverem estagiando na área de RH.
Com mais de 90 participantes que lotaram o auditório, o encontro contou com a participação do diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, que abriu as atividades, de membros da ABRH-RJ e de representantes de entidades e empresas do setor.